Sustentabilidade

Estratégia Ambiental, Social e de Governança (ASG/ESG)

Sustentabilidade na tomada de decisão

Com o objetivo de direcionar nossa estratégia Ambiental, Social e de Governança, construímos nossa Política de Sustentabilidade.

O documento envolve diretrizes socioambientais estratégicas e, inclusive, aponta para a disseminação de agendas como os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. A Política se desdobra em eixos de gestão, governança corporativa, impactos socioambientais e excelência na prestação de serviços.

O Conselho de Administração é responsável por monitorar a execução do documento, e a revisão do conteúdo cabe ao Comitê de Sustentabilidade.

Acesse aqui a Política de Sustentabilidade do Grupo VAMOS.

Temas materiais

Além disso, contamos com a nossa matriz de materialidade para orientar e garantir que a tomada de decisões da companhia que considera a perspectivas de diferentes stakeholder.

As visões de diferentes stakeholders contribuíram na identificação de oito temas materiais e um tema transversal a serem ser priorizados no processo decisório, a revisão da matriz de materialidade ocorreu ao final de 2020 e foi validados por nossa Diretoria Executiva:

Prioridade  Temas Materiais
1. Relacionamento com o cliente e diversificação de serviços;
2. Mudanças climáticas e gestão de resíduos;
3. Desenvolvimento da frota brasileira (caminhões, máquinas e equipamentos);
4. Boas práticas de governança corporativa;
5. Valorização, bem-estar das pessoas e respeito à diversidade;
6. Crescimento econômico financeiro e novos negócios;
7. Sustentabilidade na cadeia de fornecedores;
8. Impacto nas comunidades e investimento social.
Tema Transversal:
Inovação Tecnológica.

Em linha com as melhores práticas no mercado, a revisão da nossa matriz de materialidade deve acontecer a cada dois ou três anos, ou antecipada, caso haja mudanças significativas nos negócios VAMOS.

Compromissos de sustentabilidade

Como reflexo do nosso processo de amadurecimento na agenda de sustentabilidade, estabelecemos metas voltadas aos pilares ESG, com o olhar para o curto, médio e longo prazos.

Construímos objetivos ambiciosos, mas factíveis e acompanhados de iniciativas concretas.

Conheça nossos novos compromissos:

Nossa agenda de sustentabilidade

A governança da nossa jornada de sustentabilidade se dá por meio do monitoramento mensal de indicadores por parte do Comitê de Sustentabilidade e, trimestralmente pelo conselho de administração. Conforme estrutura de governança disponível em ri.grupovamos.com.br.

Anualmente tornamos público através do Registro Público de Emissões, nosso inventário de carbono. Confira as últimas informações em clique aqui.

Confira também o relatório de auditoria referente a 2021. Clique aqui.

Além disso, como forma de garantir transparência, tempestividade e governança das nossas informações, publicamos anualmente nosso Relatório Anual Integrado tornando público os resultados, projetos e amadurecimento na nossa jornada ESG. Confira em aqui os Relatos já publicados.