Instituto Julio Simões

O Grupo Vamos é uma das empresas mantenedores do Instituto Julio Simões, que realiza projetos próprios e em conjunto com outras instituições com o objetivo de contribuir para a melhoria de vida nas comunidades que estão mais próximas de suas operações.

Dentre os principais projetos realizados, destacam-se:

  • Projeto “Julio Cidadão”: Com a primeira turma formada em 2007, o projeto estimula o voluntariado no meio hospitalar por meio de “doutores palhaços”. Desenvolvido em parceria com a ONG Canto Cidadão, o projeto treina e acompanha os voluntários que atuam em hospitais e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de Mogi das Cruzes e região. Em 2018, foi realizada mais uma formação de colaboradores a serem Doutores Palhaços, levando os atendimentos para mais de 1.000 pessoas atendidas.
  • Projeto “Gincana Cultural”: Fomenta a cultura de voluntariado, possibilitando a todos os colaboradores e familiares a oportunidade de contribuir para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em ONGs ou espaços públicos. Em 2018, foram inscritas 10 turmas, 1.350 voluntários participantes, 9 instituições sociais beneficiadas e 3 Espaços Públicos (limpeza de praças, fachadas de escola, conscientização de pedestres).
  • Projeto “Você quer? Você Pode!”: lançado em 2012, atende estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes. Por meio de visitas ao “Centro de Memória Julio Simões, eles têm a oportunidade de conhecer os episódios mais representativos da história do empresário e fundador da JSL e do Instituto, Sr. Julio Simões, e são estimulados a aprimorarem habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de conquistas. Em 2018, houve 3.639 estudantes visitando o espaço.
  • “Carreta Treinamento”: Uma sala de cinema itinerante! Este é o projeto Carreta Treinamento, que circula por todo o Brasil oferecendo treinamento, teatro, cultura, música e entretenimento, sempre com foco nos temas: direção defensiva, uso de drogas, abuso e exploração sexual infantil e direito da criança e do adolescente. Ao todo, em 2018, houve participação de 1.990 pessoas em palestras, treinamentos e apresentações.
  • Campanha “Natal de Emoções”: A campanha, iniciada em 2016, une em um só projeto os colaboradores interessados nos projetos sociais do Instituto Julio Simões, além de incentivar o voluntariado e a solidariedade em todas as unidades da JSL. A cada ano, a campanha beneficia crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Em 2018, foram doados 269 brinquedos arrecadados para orfanatos, creches e escolas infantis, 480 Panetones e Chocotones. Ao todo foram 538 pessoas beneficiadas, incluindo 3 Instituições que tratam de pessoas com deficiência física beneficiadas e 70 voluntários envolvidos.

Além disso, o Instituto apoia projetos independentes, através de doações fixas para instituições sociais e ONGs, que em 2018 beneficiaram mais de 2.500 pessoas.

Eficiência Energética e Emissões

A fim de minimizar impactos ambientais e contribuir com a conscientização sobre sustentabilidade, o Grupo Vamos adota práticas voltadas à eficiência energética, tais como, a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, a utilização de combustível com baixo teor de enxofre – o que reduz a emissão de fumaça branca e aumenta a vida útil do óleo.

Água

O Grupo Vamos faz uso da água de maneira consciente em consonância às diretrizes legais relacionadas a este tema. Tal responsabilidade se reflete no incentivo à implantação de sistemas de reuso e da melhoria de eficiência do uso hídrico em todas as unidades da Companhia.

Resíduos

A Gestão de Resíduos do Grupo Vamos está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e visa, através de suas práticas, a apropriação da responsabilidade dos itens que utiliza, procurando minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Além de monitorar o consumo dos insumos utilizados nas operações, a empresa garante que seja realizado corretamente o descarte de itens como pneus e óleo lubrificante, sendo este último 100% encaminhado para o processo de refino, onde são reinseridos na cadeia produtiva desse mesmo produto.