Estratégia Ambiental, Social e de Governança (ASG/ESG)
Sustentabilidade no modelo de négocio
Nossa atuação como líder em locação de caminhões, máquinas e equipamentos está pautada na inovação e no compromisso com a sustentabilidade.
Acreditamos na cultura do uso e não da posse, assim, oferecemos para os nossos clientes os melhores serviços por meio dos nossos caminhões e máquinas, incentivando que a locação seja uma realidade, estando em consonância com o nosso objetivo de integrar cada vez mais a sustentabilidade ao negócio.
Nosso modelo de negócio está alinhado a nossa estratégia de sustentabilidade, que visa manter sempre a frota mais moderna e eficiente do mercado. De modo complementar, impulsionamos a renovação da frota brasileira por meio do Programa de Renovação da Frota, propiciando mais segurança aos condutores e contribuindo para a redução de poluentes.
Nosso portfólio de produtos inclui soluções de baixo carbono, como caminhões e empilhadeiras elétricas, e caminhões aptos ao biometano, opções com menor emissão de gases de efeito estufa quando comparados com veículos movidos a combustíveis fósseis. Adicionalmente, também possuímos o Programa VAMOS Carbono Zero, que possibilita aos nossos clientes a oportunidade de compensarem as emissões geradas pelos ativos locados.
Finalizamos o ano de 2023 com 7,4% ativos elétricos em relação ao total da nossa frota, considerando 3.386 ativos elétricos, sendo 3.325 empilhadeiras e 61 caminhões locados, o que representa um crescimento considerável em relação ao ano anterior. Além disso, ao final deste mesmo ano tínhamos mais de 150 ativos no Programa VAMOS Carbono Zero.
Todos esses avanços demonstram nosso compromisso em fortalecer nossa estratégia de sustentabilidade e avançar cada vez mais na agenda ESG.
Conheça mais sobre nossas práticas acessando o nosso relato integrado: Clique aqui.
Sustentabilidade na tomada de decisão
Nossa Política de Sustentabilidade orienta para o uso eficiente da energia e dos recursos naturais, evitando desperdício e priorizando novas tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, bem como traz diretrizes para a responsabilidade social. A Política de Mudanças Climáticas, por sua vez, determina que devemos promover e incentivar o uso de energias renováveis alternativas, a eficiência energética, a gestão adequada de resíduos e o uso consciente dos recursos naturais.
Além disso, contamos com outras políticas que se desdobram em eixos de gestão, governança corporativa, impactos socioambientais e excelência na prestação de serviços.
Conheça mais sobre as nossas políticas em: vamos.com.br/nossas-politicas.
Temas materiais
Nossa matriz de materialidade orienta e garante que a tomada de decisão da companhia considere as perspectivas de
diferentes partes interessadas. Essas diferentes visões contribuíram para a identificação de sete temas materiais a serem priorizados no processo decisório.
A revisão da matriz de materialidade ocorreu no final de 2022, sendo validada pela nossa Diretoria Executiva, englobando os seguintes temas:
Nossa agenda de sustentabilidade
A governança de sustentabilidade da Companhia ocorre por meio do monitoramento de indicadores tanto pela área de sustentabilidade quanto pelo Comitê de Sustentabilidade, que assessora o Conselho de Administração.
Como forma de garantir transparência, respeito aos prazos e governança das nossas informações, publicamos anualmente nosso Relatório Integrado tornando público os resultados, projetos e amadurecimento da nossa jornada ESG.
O Relatório Anual Integrado do Grupo Vamos é elaborado em conformidade com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI) e segue a Orientação CPC 09 – Relato Integrado, correlata com a Estrutura Conceitual Básica do Relato Integrado, elaborada pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), sem omissões de informações obrigatórias ou aspectos determinados pelo IIRC; e indicadores SASB, da Value Reporting Foundation (VRF). Também adota as recomendações do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e orientações do CDP – Disclosure Inside Action na apresentação de informações associadas às mudanças climáticas e aos processos de gestão. Considera ainda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, integrados à Agenda 2030, com os quais os indicadores estão relacionados.
Como reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e evolução na agenda ESG, em 2023, alcançamos metas relevantes para a companhia, como o aumento da frota de ativos elétricos, ampliação de lojas com certificação EDGE e destinação ambientalmente adequada de resíduos perigosos.
Além disso, tornamos público, através do Registro Público de Emissões, nosso inventário de emissões de gases do efeito estufa, com o nível mais elevado de governança, sendo Selo Ouro como empresa independente desde 2020. Confira as últimas informações no Registro Público de Emissões. No pilar de Mudanças Climáticas, contribuímos para a redução da intensidade das emissões em 15% até 2030 da nossa holding SIMPAR. Além disso, temos o compromisso desde 2019 de neutralizar nossas emissões de escopo 1 e 2 a partir da aquisição de créditos de carbono devidamente certificados. Já foram mais de 14.700 toneladas de CO2e compensadas, o que equivale a cerca de 11.400 voos de São Paulo para Nova York.
Também com o compromisso de compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 3, mantemos o VAMOS Carbono Zero, programa que visa ampliar a neutralização de emissões em nossa cadeia de valor.
No pilar social, a VAMOS estabelece compromisso com a responsabilidade social por meio de sua Política de Direitos Humanos, a qual estabelece diretrizes para proteger e promover a dignidade, equidade, inclusão e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em suas operações. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU, Movimento Mulheres 360 e do Programa da Mão Certa.
Em relação a governança, internamente, contamos com uma série de ferramentas para assegurar a ética, transparência e conformidade na gestão e no andamento dos negócios. Adotamos políticas rigorosas em direitos humanos, anticorrupção e interação com o poder público, alinhadas à LGPD. Adicionalmente, possuímos nossos códigos de conduta interno e para terceiros, Canal de Denúncias, administrado por empresa terceira e mantemos a Linha Transparente, canal de comunicação do Programa de Conformidade, dedicado à resolução de dúvidas sobre o Código de Conduta e sobre as políticas anticorrupção da companhia.