Diretoria

O Diretor Presidente, Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores e outros três Diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da VAMOS, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, bem como os indicadores operacionais.

 

Diretores Cargo Eleito em
Gustavo Henrique Braga Couto Diretor Presidente 2019
O Sr. Gustavo é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduado em marketing pela ESPM e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral/MG. Experiência Profissional: Diretor executivo da Swissport Brasil como COO (Country Operations Officer) de 2016 a 2017, diretor de Supply Chain da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 2013 a 2015, diretor de Supply Chain e TI da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2013. Foi profissional de vendas, gerente de marketing e planejamento de grandes consumidores, entre outras funções, da Shell no período de 1997 a 2006. Foi Diretor Executivo na Petrobras Distribuidora de 2017 a 2019. Foi eleito Diretor Presidente da Companhia em 25 de fevereiro de 2019
Gustavo Henrique Paganoto Moscatelli Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 2019
Gustavo Henrique Paganoto Moscatelli é graduado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças. Possui experiência como Diretor Financeiro na Gafisa (empresa do setor de construção), tendo atuado por mais de 10 anos nessa empresa. Foi admitido como Diretor Administrativo e Financeiro da Vamos em 2017.
José Geraldo Santana Franco Junior Diretor sem designação específica 2019
José Geraldo Santana Franco Junior, graduado em Engenharia Industrial Mecânica (Unimep), com especialização em Propaganda e Marketing (Universidade Toledo) e MBA em Gestão de Negócios (FIA SP). Atua há 15 anos no mercado de veículos comerciais pesados, máquinas e equipamentos, com especialidade no mercado de terceirização de frota e especificação de produtos com implementos e equipamentos. Foi Superintendente Comercial na Rodobens; Gerente Comercial Nacional na Klin Calçados Infantis Ltda., Gerente Comercial Nacional na Indústria Metalúrgica Natalaço e engenheiro na IBM Brasil. O Sr. José Geraldo Santana Franco Júnior é Diretor Comercial da Companhia desde maio de 2011.
Christian Hahn da Silva Diretor sem designação específica 2019
Christian Hahn da Silva é graduado em Ciência Política (UEMG), especialização em gestão de negócios e marketing (UNIMONTES), Controladoria e Finanças (FG), MBA em Gestão de Concessionários (Fundação Dom Cabral). Atua há 15 anos no mercado de concessionárias de veículos, máquinas e equipamentos pesados. Foi Diretor Executivo do Grupo Tracbel, por onde atuou 8 anos. O Sr. Christian Hahn da Silva foi admitido como Diretor Geral das concessionárias Transrio Caminhões, Máquinas e Motores Ltda. em 2018.

Conselho de Administraçao

O Conselho de Administração (CA) da Vamos é formado por três membros, sendo um membro independente, e é o órgão responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia.

Conselheiro Cargo Eleito em
Fernando Antônio Simões Presidente do Conselho de Administração 2019
Fernando Antônio Simões atua na JSL S.A. (controladora direta da Companhia) desde 1981, empresa do setor de transporte rodoviário e logística do grupo econômico da Companhia, e desde 2009 ocupa o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da JSL. É Presidente do Conselho de Administração da Movida Participações S.A. e Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Simpar S.A.
Denys Marc Ferrez Membro do Conselho de Administração 2019
Denys Marc Ferrez é graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance. Possui experiência como diretor de relações com investidores da Redecard (administradora de cartões de crédito), em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz (setor de celulose) e 5 anos na Pricewaterhouse (empresa de auditoria independente). Foi admitido como diretor Administrativo e Financeiro da JSL S.A. em 2008 e em 2009 passou a cumular o cargo de Diretor de Relações com Investidores
Paulo Sergio Kakinoff Membro Independente do Conselho de Administração 2019
Paulo Sergio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“Gol”) em julho de 2012, tendo sido membro independente do Conselho de Administração desta de janeiro de 2010 a 02 de julho de 2012, quando deixou o cargo junto ao Conselho de Administração para assumir a presidência da Gol. Foi Presidente da Audi Brasil até junho de 2012 e atuou na indústria automobilística por 18 anos, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e Diretor Executivo para a América do Sul na matriz do Grupo Volkswagen na Alemanha. É membro do Comitê de Governança Corporativa e Pessoas, do Comitê de Políticas de Risco, do Comitê de Política Financeira e do Comitê de Alianças da Companhia. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, ocupou o cargo de Vice-Presidente da ABEIVA – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores e de membro do Conselho da Volkswagen Participações até junho de 2012. É conselheiro independente da Companhia desde abril/2019.

Comitê Financeiro e de Suprimentos

Com a atribuição de apoiar a Companhia em suas análises e decisões sobre finanças e compras, esse órgão não possui competência deliberativa. É composto por um Diretor Executivo e dois membros do Conselho de Administração da JSL, sendo um independente, com o papel de coordenador.

Comitê de Ética e Conformidade

Seu objetivo é assessorar a Companhia no cumprimento, disseminação e atualização do Código de Conduta e das normas internas da Companhia. Também é responsável por analisar, aplicar as medidas disciplinares, recomendar e acompanhar as ações preventivas para os casos de violação à legislação nacional, especialmente no que se refere ao cumprimento da Lei Anticorrupção e demais leis que proíbem práticas de suborno, fraude, oferecimento ou recebimento de vantagem indevida. Para cumprir com esta tarefa, o comitê avalia a eficiência e a eficácia dos requisitos legais do Programa de Integridade, com o objetivo de enraizar a cultura de conformidade, promovendo a mitigação e a prevenção de riscos e prejuízos aos negócios.

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia e de suas controladas. O Comitê reportar-se-á ao Conselho de Administração, atuando com independência em relação à Diretoria da Companhia.

As decisões tomadas pelo Comitê, bem como as políticas e medidas propostas, consistem em recomendações a serem encaminhadas ao Conselho de Administração. O Comitê não constitui órgão deliberativo da Companhia e as recomendações por ele proferidas não vinculam o Conselho de Administração ou a Companhia.

Diretoria de GRC – Gerenciamento de Riscos e Compliance

Seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, foi criada em 2016 a Diretoria de GRCA com as seguintes atribuições: implementar processo de gerenciamento de riscos, assegurar a continuidade e efetividade do programa de conformidade, apurar todos os relatos do canal de denúncias, coordenar programa de treinamento dos temas relacionados a todos os colaboradores, elaborar e implementar programa de auditoria interna e garantir a continuidade do programa anticorrupção.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é um órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração da JSL e a ele se reporta. Dentre suas responsabilidades estão: (i) avaliar a efetividade e suficiência dos sistemas de controles e gerenciamento de riscos; (ii) auxiliar e fazer recomendações ao Conselho de Administração da Companhia; (iii) avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras da Companhia; (iv) acompanhar as atividades da auditoria interna e de controles internos da Companhia; (v) avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia; (vi) avaliar, monitorar e recomendar à administração a correção de aprimoramento das políticas internas da Companhia; e (vii) a recepção e tratamento de informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos e códigos internos.

Auditoria Interna

Reporta-se ao Conselho de Administração da JSL, por meio do Comitê de Auditoria, e é o responsável por aferir a qualidade e efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança da Companhia. Também é responsável por investigar denúncias e/ou indícios de fraude ou descumprimento das políticas internas da Companhia, por meio de análise dos resultados obtidos nos testes de investigação e através do Canal de denúncias da Companhia.

Código de Ética e Políticas

Com o objetivo de fortalecer seus valores e reforçar a importância da ética, da transparência e do cumprimento da lei em seus negócios, a Vamos instituiu um Programa de Conformidade (Compliance). O Programa tem como foco o compliance nas atividades da Companhia por meio do cumprimento de leis e de regras internas e do trabalho ético e transparente.
O programa é parte do Comitê de Gestão de Risco e Compliance, que é responsável pela disseminação das Políticas Anticorrupção e das orientações do Código de Conduta para os funcionários da Companhia. Em outubro de 2016, o Código de Conduta foi revisado integralmente e, desde então, o treinamento dos funcionários e o seu conhecimento do código são monitorados frequentemente.
Além disso, a Vamos tem um Canal de Denúncias, que foi terceirizado em novembro de 2016 e garante a proteção da boa-fé do informante (de acordo com o Decreto 8420/2015). O fluxo operacional do canal garante a imparcialidade das investigações dos relatórios.